UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MANOGRAFIA DE CAJAZEIRAS DADOS HISTORICOS

CCMPOCAJAZEIRAS

DATAS HISTÓRICAS (PARA PESQUISA ESCOLAR) ANO 2010, 147 ANOS
DADOS DA ÉPOCA DE DRº EPITÁCIO LEITE ROLIM (nossa homenagem)

A criação do município de Cajazeiras deu-se no dia 23 de Novembro de 1863,quando o então presidente da Província da Paraíba do Norte, Francisco de Araújo Lima sancionou a Lei nª 92. Por esta mesma Lei a povoação de Cajazeiras foi elevada à categoria de Vila de Cajazeiras.

Apesar de Cajazeiras ter duas importantes datas na sua historia, a Câmara Municipal, no ano de 1948 aprovou um projeto de Lei de autoria do então vereador Geminiano de Sousa que estabelecia o dia 22 de Agosto, dia do Nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade, que foi transformado em feriado municipal.

PRIMEIROS EVENTOS

O primeiro Colégio de Instrução Secundaria data de 1843 e foi uma extensão da “Escolinha da Serraria”, ambos fundados pelo Padre Rolim, que, segundo Padre Heliodoro Pires, foi iniciada por volta de 1829. O colégio funcionou no mesmo prédio onde foi instalada a Escola Normal criada em 1836, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

A Primeira Feira cajazeirense foi no dia 07 de Agosto de 1848.

A pequena Capela que foi construída por “Mãe Aninha” (Ana de Albuquerque, mãe do Padre Rolim) veio a ser a catedral do bispado, cuja padroeira era nossa senhora da Piedade, hoje Matriz de nossa senhora de Fátima (Foto da Cap). O 1ª Vigário foi Padre José Tomaz de Albuquerque e o 1º Bispo foi Dom Moisés Coelho, que tomou posse no dia 29 de junho de 1915.

Em 1992 foi inaugurado o transporte ferroviário (trem), A energia elétrica chegou a Cajazeiras em 1923. Em 1938 foi inaugurada a primeira agência do Banco do Brasil da nossa cidade.

ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A cidade de Cajazeiras tem a sua origem de um lugar denominado de “Fazenda Cajazeiras“, por possuir frondosas e numerosas cajazeiras. Essa área foi concedida ao pernambucano Luiz Gomes de Albuquerque pelo Governador da Capitania, Jerônimo José de Melo.

Luiz Gomes de Albuquerque que, quando contraiu o seu matrimônio com Vital de Souza Rolim, transformaram o sitio em uma grande fazenda de gado. Do casamento de Ana e Vital, entre os seus filhos, nasceu no dia 22 de agosto de 1800, Inácio de Souza Rolim.
As margens do riacho que atravessava a Fazenda construíram, em 1804, uma ampla Casa Residencial conhecida como ‘’A Casa Grande da fazenda“, hoje sede do Tênis Clube.

Próximo á Casa Grande da fazenda foi construído um grande reservatório d’água denominado de “Açude Grande’’ que destinava-se ao abastecimento dos moradores da localidade
STO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário