UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

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domingo, 30 de janeiro de 2011


CCMPOSTO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAO

CCMPOSTO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAO
HISTÓRICO DO IFPB
O Decreto nº. 7.566, de 23 de setembro de 1909, assinado pelo então Presidente Nilo Peçanha, criou 19 escolas em todo o país, as Escolas de Aprendizes e Artífices. Essasescolas, ao longo de quase 100 anos, tiveram outras denominações, a saber: LiceusProfissionais (1937), Escolas Industriais e Técnicas (1942), Escolas Técnicas (1959),Centros Federais de Educação Tecnológica (1978), Institutos Federais de Educação,Ciência e Tecnologia (2008).
O contexto sócio-econômico justificava a criação dessas escolas uma vez que, iniciava-se o processo de industrialização no Brasil, mesmo de forma incipiente, bem como o aumento populacional nas cidades provocado pela expulsão dos escravos das fazendas após a abolição da escravatura, gerando com isso sérios problemas de urbanização.
A principio, as Escolas de Aprendizes Artífices tinham como objetivo habilitar técnica e intelectualmente os filhos das camadas populares - "desvalidos da sorte" - com o intuito de conter os problemas sociais. Posteriormente, para qualificá-los atendendo ao desenvolvimento industrial, intensificado na década de 30.
A instituição Escola de Aprendizes Artífices na Paraíbainicialmente, funcionou no Quartel da Polícia Militar depois no Edifício situado na Av. João da Mata, encontrando-se atualmente com sua sede na Av. 1° de Maio, no bairro de Jaguaribe. No início oferecia os cursos de Alfaiataria, Marcenaria, Serralheria, Encadernação e Sapataria, destinados às camadas populares.

Escola de Aprendizes Artífices na Paraíba
funcionando no Quartel da Força Policial

A Lei No. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, instituiu a Rede Federal de EducaçãoProfissional, Científica e Tecnológica, composta pelos Institutos Federais de Educação,Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), CentrosFederais de Educação Tecnológica Celso Suckow e de Minas Gerais (CEFET-RJ e CEFETMG,respectivamente) e Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, e criou osInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O número de instituições que compunham a Rede até 2002 (1909 a 2002) era de 140unidades. Em 2010, esse número passará para 354 unidades. Além da expansão física emtodo o país, essas instituições, ao longo dos seus 100 anos de existência, alcançaram lugarde destaque, de excelência, no que diz respeito ao ensino profissional e tecnológico do país.

A implantação dos Institutos Federais, desde os primeiros registros e debates, sempreesteve relacionada ao conjunto de políticas para a educação profissional e tecnológica emcurso. A concepção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) orienta os processos deformação com base nas premissas da integração e da articulação entre ciência, tecnologia,cultura e conhecimentos específicos e do desenvolvimento da capacidade de investigaçãocientífica como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberesnecessários ao permanente exercício da laboralidade, que se traduzem nas ações deensino, pesquisa e extensão (BRASIL, 2008).

CAMPUS CAJAZEIRAS

O Campus Cajazeiras foi criado a partir do Projeto de Lei 3305-A do Deputado Federal Edme Tavares em 1984. A Lei Municipal 837 de 19 de janeiro de 1987 fez a doação de um terreno de 3,9 há para a construção da escola de Cajazeiras, foi assinada pelo Prefeito Epitácio Leite Rolim.
A Lei Federal 7741 de 20 de março de 1989 criou a Escola Técnica Federal de Cajazeiras assinada pelo Presidente José Sarney e as obras de construção começaram em 01 de dezembro de 1989 na gestão do Diretor Espedito Pereira.
A Portaria Ministerial 982 de 28 de junho de 1994 autoriza o funcionamento da Unidade de Ensino Descentralizada de Cajazeiras (UnED), assinada pelo Ministro da Educação e do Desporto Murilo de Avellar Hingel. A Portaria 142 de 15 de julho de 1994 designa o 1º Diretor da UnED: Antônio Carlos Gomes Varela, assinada pelo então diretor Geral Braúlio Pereira Lins.
Em 4 de dezembro de 1994 foi inaugurada a UnED Cajazeiras tendo suas aulas iniciadas em 27 de março de 1995.
A criação da UNED-Cajazeiras deve-se a vários fatores, entre eles podemos citar a situação sócio-econômica-política e cultural em que o município está inserido no Estado da Paraíba, assim como a sua localização geográfica, que mantém aproximação com outros estados como o Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Distribuindo-se em uma área total de 40.000 m2, o IFPB Campus Cajazeiras possui 10.895 m2 de área construída, contendo: Biblioteca, Auditório, Miniauditório, Núcleo de Artes, Ginásio Poliesportivo, Campo de Futebol, Parque Aquático, Gabinete Médico-Odontológico, 14 Salas de Aula, Laboratórios e Oficinas de várias áreas que apoiam os cursos técnicos e tecnológicos.Para início ainda em 2010 estão previstas obras de expansão do campus com a implantação de um novo bloco de salas de aulas com capacidade para 12 salas depois de construídos dois andares superiores, além de um andar térreo para salas de coordenações de cursos e ambientes de professores.
Atualmente são oferecidos os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Área de Edificações,Eletromecânica e Manutenção e Suporte em Informática, bem como os Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio de Edificações e eletromecânica, dois Cursos Superioresde Tecnologia em Automação Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de um Técnico Integrado na Modalidade EJA em Desenho de Construção Civi,totalizando 1.172 alunos segundo levantamento do istema de cadastro de alunos no MEC.
Para 2011 está previsto um curso de Licenciatura em Matemática, e em breve serão lançados um curso na área de Engenharia e um curso na modalidade de Educação à Distância.

NOMEUANIVERSARIOHOJECOMOCOMUNICADORESCREVO

remover 04/02/09 RADIO CULTURA FM
Oração do Comunicador

Senhor, fazei de mim
um meio de vossa comunicação!
Onde tantos jogam bombas de destruição...
que eu levo a palavra de união!
Onde tantos procuram ser servidos...
que eu leve a alegria ser servir!
Onde tantas fecham a mão para bater...
que eu abra o coração para acolher!
Onde tantas adoram a maquina ...
que eu sabia valorizar e venerar o ser humano!
Onde tantos endeusam a técnica...
que eu sabia humanizar a pessoa!
Onde ávida perdeu sentido...
que eu leve o sentido de viver!
Onde tantas me pedem um pão...
que eu sabia ensinar a plantar!
Onde tantas estão sempre distantes...
que seja alguém sempre presente!
Onde tantas sofrem a solidão na multidão...
que eu seja a presença vida do encontro!
Onde tantas só vivem a matérias que passa...
que eu viva o espírito que fica!
Onde tantas só olham para a terra...
que eu sabia olhar para o céu!
Senhor, fazei de mim um comunicador de
vossa vida, de vossa paz,
de vossa amor! Amem!

REZOHOJEMINHAORAÇAOALIASEMEUDIA

Oração de Aniversário

Graças, Senhor
por meu corpo, minha alma,
meu espírito e minha mente,
unidos em Vosso Amor.
Graças, Senhor, pela vida.
Abençôo meus pais, meus avós,
bisavós e tetravôs,
todos os antepassados
que me trouxeram ao mundo.
Abençôo meus descendentes,
sobre os quais a Vossa Graça
se expande, generosa e feliz
Abençôo o tempo passado,
o tempo presente
e o tempo que virá.
Abençôo a nossa eternidade.
Amém. Graças, Senhor

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