UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CONTINUAÇAO DO NOSSO A B C AGRICOLA APRENDA AQUI A TRABALHAR MENOS E GANHAR MAIS

Arroz - As covas devem ser rasas, contendo oito a dez sementes cada. Planta-se de setembro a novembro. Sendo necessária a chuva para a colheita.
Aveia - Com o plantio em junho, o solo para o cultivo não deverá estar encharcado, para que se obtenha uma cultura dirigida á produção de pastos ou grãos.
B------------
Batata – doce - Plantio direto, com espaçamento de 80 por 20 centímetros. Planta-se o ano todo, com colheita cinco meses depois.
Beringela- o método de plantio é em viveiros, com espaçamento de 80 por 40 centímetros. Plantio: de agosto a dezembro e colheita 130 dias após.
Beterraba- a semeadura deve ser através de transplante da sementeira para o local definitivo, com plantio o ano todo. Colheita: 90 dias após.
C------------
Café- Método de semeadura: em viveiros, sendo aconselhável o plantio em terra roxa. Deve ser semeando em temperaturas médias. Com plantio em julho.
resfriado comum não tem contra indicação. Pacientes com alergia a ovo, mercúrio ou outro preservativo incluído na vacina não devem tomá-la.
PRIMEIROS SOCORROS
Corpo estranho nos olhos
Não tente remover qualquer objeto estranho da parte escura dos olhos. Nesse caso, leve a vítima a um pronto socorro. Para remover algo do olho, use um tecido ou roupa macia. Se o objetivo estiver a vista, olhe sob as pálpebras e tente enrolar, com toda a delicadeza, a pálpebra para trás com um palito de fósforo limpo. Se a dor no olho continuar, procure auxílio médico.
CHOQUE ELÉTRICO
Desligue a energia, e procure separar a vitima das partes que se encontram sob tensão, através de algo não condutor, como um pedaço de madeira. A pessoa pode ser puxada pelas roupas, mas é preciso que você esteja isolado (sobre uma tábua, roupa seca ou jornal). Não toque em outra pessoa ou na parede. Se o corpo fica r rígido após um forte choque, procure auxilio médico imediatamente.
OSSO QUEDRADO OU FRATURADO
Evite mover a vitima, a menos que seja absolutamente necessário. Em caso de remoção, imobilize a parte afetada com um pedaço de madeira ou jornal enrolado e ataduras. Verifique as ataduras a cada meia hora e afrouxe-as se o membro estiver inchado. Procure auxilio médico. Importante: não tente corrigir qualquer deformidade.
Vacina contra o sarampo – Entre o 5. e 12, dia após a vacinação pode ocorrer febre moderada ou coriza.Vacina contra rubéola – reações: febre, erupção cutânea e relações locais. Pode haver também reações alérgicas, tais como: urticárias e artrite.
Vacina contra caxumba—Ocasionalmente pode ocorrer febre moderada.
18 meses
1 reforço da vacina tríplice
1 reforço da vacina antipólio, tipo ‘’ Sabin”, trivalente.
4 anos
2 reforço da vacina tríplice
2 reforço da vacina antipólio, tipo ‘’ Sabin”, trivalente.
5 anos
Vacina antivarióla
6 anos
3 reforço da vacina tríplice
3 reforço da vacina antipólio, tipo ‘’ Sabin”, trivalente.
8 anos
Vacina dupla (antidiftérica e antitetânica) importante: casos de doença febril aguda devem protelar a vacinação, até que sejam controlados. O
Cebola- Método de semeadura: transplante da sementeira para o local definitivo, com espaçamento de 40 por 20 centímetros. Plantio de março a junho, com colheita cinco meses depois.
Cebolinha- Método: transplante da sementeira para o local definitivo, com espaçamento de 40 a 20 centímetros. Plantio de março a junho e colheita de 150 dias após.
Cenoura- semeadura direta, com espaçamento de 20 por 10 centímetros planta-se o ano todo é colhe-se 80 dias após.
Chuchu- semeadura direta, com espaçamento de 250 por 250 centímetros. Plantio de março a abril e colheita três meses depois.
Couve- planta-se o ano todo. Exige terreno bem adubado e solto, com espaçamento de 80 por 40 centímetros

E------------
Espinafre- semeadura direta com espaçamento de 30 por 15 centímetros. planta-se ano todo com colheita 80 dias após.
F------------
Feijão- planta-se em agosto, já que o feijoeiro não tolera temperaturas baixas, assim como ventos frios. Os torrenos devem ser pouco ácidos. Profundos e estercados.

J------------
Jiló- semeadura em viveiros, com espaçamento de 120 por 120 centímetros. época de plantio: de outubro a janeiro, com colheita 100 dias após.
M ------------
Melancia- com semeadura direta e espaçamento de 2 por 2 metros, a melhor época para plantio e de maio a setembro, com colheita 90 dias após
Melão – com semeadura direta o espaçamento deve ser de 2 metros e meio. Plantio de fevereiro a março e colheita 90 dias depois.
P------------
Até o 1 mês
BCG ID—É contra-indicada para pessoas que tenham certas dermatoses, como eczema, impetigo e outras, bem como para gestantes.
1 vacina tríplice (difteria- coqueluche- tétano)—Tem como reações sensibilidade, enduração e febre e, mais raramente, as que afetam o sistema nervoso.
2 meses
1 vacina antipólio, tipo ’’sabin, trivalente—Não é recomendada para a pessoa acima de 18 anos de idade.
4 meses
2 vacina tríplice
2 vacina antipólio, tipo”Sabin,” trivalente
6 meses
3 vacina tríplice
3 vacina antipólio, tipo”Sabin,” trivalente
Vacina antivariólica – Também não deve ser administrada a pessoas que tenham dermatoses. Freqüentemente verificam-se febre, mal—estar e prurido local. Nos re vacinados essas reações são menos intensas ou nulas.
9/12 meses

Sarampo
O começo da moléstia é caracterizado com fotofobia, inflamação da garganta, tosse rouca e seca. A temperatura vai subindo, a pele ficando áspera e engrossando e, quando a febre se torna alta, aparece a erupção. Modo de transmissão: pelas gotículas de muco ou saliva expelidas pelo doente, ou por contanto direto com a pessoa infetada. Indiretamente, através de objetos recentemente contaminados. É uma das doenças transmissíveis mais contagiosas, e em alguns casos transmite-se pelo ar.
Catapora
É extremamente contagiosa. O inicio da moléstia é discreto, e o doente não apresenta sintomas alarmantes, apenas falta de apetite, pouca disposição, dor de cabeça. Mas de 24 a 48 horas depois, aparecem sobre a pele manchas vermelhas, que se transformam em vesícula, mantendo um halo de inflamação. A vesícula acaba por se romper, tornando-se depois uma crosta que se desprende no prazo de 15 a 21 dias, podendo deixar ou não cicatriz. Modo de transmissão: de um individuo a outro, por contagio direto, por intermédio das gotículas do muco ou saliva, ou através do ar. Tratamento: cortar as unhas e mantê-las escoladas, para evitar maiores inflamação ao coçar.
Hoje não se justifica que se sujeite a criança ao risco de contrair certas doenças por descuido. A criança já tem condições de, aos dois anos, estar imunizada contra algumas doenças graves, como a tuberculose e a paralisia infantil. Mas, para que a imunização seja completa, é preciso não descuidar do calendário, mantendo intervalos recomendados entre uma dose e outra, sem esquecer os reforços.
Proteja seu filho
Pepino- semeadura direta com espaçamento de 100 por 60 centímetros. Plantio: de julho a outubro, com colheita 100 dias após.
Pimentão – semeaduras em viveremos, com espaçamento de 100 por 60 centímetros. Plantio de outubro a janeiro, e colheita quatro meses depois.
Q-----------
Quiabo- semeadura direta, com espaçamento de um metro por metro. Plantio de agosto a dezembro e colheita 80 dias depois.
R----------
Rabanete – Semeadura direta, com espaçamento de 15 por 10 centímetro. O plantio é o ano todo, com colheita depois de um mês.
Repolho – Semeadura em viveiros, com espaçamento de 60 por 60 centímetro. Plantio de fevereiro a junho e a colheita 100 dias após.
S------------
Salsa - Semeadura direta, com espaçamento de 10 por 10 centímetro.
A salsa pode ser plantada o ano todo, com colheita 90 dias depois.
T-------------
Tomate – Semeadura em viveiros, com espaçamento de 1 metro por 60 centímetro. Meses de plantio: março e abril, colheita 100 dias após.
v-------------
Vagem – Com semeadura direta, o espaçamento pode ser de 1 metro por 50 centímetros. Pode ser plantado o ano todo, com colheita 70 dias após.





for possível, manter o doente em casa na fase deve ser proibido qualquer esporte, e a dieta deve ser liquida, com sopas e purês mornos e suco de frutas não acido.
Coqueluche
A doença é infecciosa aguda do aparelho respiratório e caracterizada por repetidos acessos de tosse convulsiva, terminando por um guincho, seguindo ou não de vômitos. Ataca geralmente a criança de dois a quatro anos. A duração da doença é longa, de 45 dias a três meses, e o povo diz que a coqueluche não tratada dura de seis meses a um ano. Modo de transmissão: pelo contato com objetos recentemente contaminados por suas secreções. Tratamento: a coqueluche é uma das doenças mais difíceis de serem tratadas. Não se pode confiar de se conseguir, na maioria dos casos, melhora clinica, a doenças habitualmente segue seu curso, cabendo ao organismo reagir contra ela, pela formação de defesas específicas. O ambiente de calma e tranqüilidade, evitando os jogos excitantes ou cansativos, auxilia a evolução da doença. Também passeios ao ar livre e a constante renovação de ar, nos ambientes fechados, parecem encurtar a duração da enfermidade.
Rubéola
Uma característica da doença é o aumento dos gânglios linfáticos do pescoço, da nuca e atrás da orelha. As manchas são redondas ou avais, e sua tonalidade é vermelho-rosado. Modo de transmissão: pelas gotículas do muco e saliva disseminadas pelo doente; pelo contanto com o paciente; através do ar. Tratamento: não há tratamento próprio; apenas repouso e dieta líquida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário