UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CCMPOSTO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAO

CAPA-BODE"



É um equipamento simples, eficiente e barato, destinado a castração de caprinos e ovinos. Este equipamento é resultado de uma concepção do Profº. Paulo Zábulon de Figueredo, que vem sendo testado e aperfeiçoado pelo Profº. Amilton Paulo Raposo Costa.
Capa-bode
Capa-bode
Ulitlização
Ulitlização
Animal Castrado
Animal Castrado
COMO UTILIZAR?
  1. Folgar o parafuso de regulagem até fazer uma abertura de aproximadamente 2,5cm entre as mandíbulas;
  2. Colocar entre os dois veragalhões das mandíbulas, a porção acima dos testículos;
  3. Apertar o parafuso de regulagem até os vergalhões ficarem justapostos ao escroto e as extremidades das hastes do alicate ficarem com uma distância aproximdade de 7cm entre si, de modo que exija certa força para o fechamento do alicate;
  4. Fechar o alicate, esperar aproximadamente 30 segundos e abrir apertando a trava;
  5. Fazer novo esmagamento 1cm acima ou abaixo do primeiro.
Resultados da Castração
Resultados da Castração
POR QUE CASTRAR O ANIMAL?
A castração dos machos destinados ao abate é recomendado com o objetivo de reduzir o odor das carcaças (carnes) e principalmente para evitar que os machos de baixa qualidade genética cubram as fêmeas. Para tanto, recomenda-se a castração 2-3 meses de idade.
MÉTODOS DE CASTRAÇÃO
  • CIRÚRGICO: Realizado atravez de uma incisão na bolsa escrotal, inicialmente na pele, expondo o testículo e em seguida fazendo sua remoção. Tem como incovinientes a hemorragia (perda de sangue) além de facilitar o aparecimento de miíases (bicheiras).
  • ESMAGAMENTO: Este método objetiva o esmagamento do plexo pampiniforme (vasos que irrigam e drenam os testículos). É feito por meios rústicos e também com um castrador de origem italiana, que é eficiente, porém apresenta custo elevado, cerca de 300kg de carne caprina o que equivale a 25-30 animais.
Deste modo surgiu a necessidade de se criar equipamentos simples, eficientes e baratos como o CAPA-BODE que custa cerca de 8kg de carne caprina ou ovina, cuja a eficiência já foi testada, obtendo-se até o momento 85% de castração total e 15% de castração unilateral, com apenas um esmagamento. Fazendo-se com 2 esmagamentos, conforme recomenda-se nas instruções deverão desaparecer os casos de castração unilateral (roncolhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário