UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CCMPOSTO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAO Programa mostra formas biorracionais de combater a mosca-branca (25/11/2004)
Ações do documento O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 30 de novembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), apresenta técnicas para monitoramento e controle da mosca-branca na cultura do melão. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A mosca-branca, por sua capacidade de reprodução e seu poder de destruição, é considerada uma das principais pragas do século XX e provavelmente deste novo século. Presente em praticamente todos os estados brasileiros, ela se utiliza de centenas de plantas hospedeiras. É responsável por perdas superiores a 10 bilhões de reais para a agricultura nacional.

A Região Nordeste, principal produtora de melão, apresenta todas as condições climáticas adequadas para o estabelecimento e crescimento das populações da mosca-branca. O melão, em todas as regiões do mundo onde é cultivado, é o hospedeiro principal das populações da mosca-branca. Como a fruta é cultivada ininterruptamente no Pólo de Mossoró, no Rio Grande do Norte, as populações da mosca-branca têm aumentado gradativamente a cada ano. A ocorrência de nuvens do inseto, já relatada em algumas áreas do Semi-Árido, é um indicativo de que as populações da mosca-branca estão ficando fora de controle.

Até o momento, apenas o controle químico tem sido utilizado no Brasil para diminuir as populações da mosca-branca. Porém, esse tipo de controle, isoladamente, pode ser prejudicial pela facilidade com que o inseto adquire resistência aos inseticidas. A busca de produtos biorracionais, empreendida pela Embrapa em experimentos e unidades de observação, e a prospecção e avaliação de inimigos naturais são extremamente importantes para que o controle integrado desse inseto seja adotado.

Produtos biorracionais podem ser definidos como qualquer tipo de produto ou inseticida ativo utilizado contra uma praga o qual seja relativamente inócuo para organismos não-alvos e que não interrompam o controle biológico. Como possuem alvo específico, eles reduzem o risco do uso, preservam a saúde ambiental e humana, promovendo sustentabilidade.

O Dia de Campo na TV é transmitido do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica para todo o País, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto. O programa é também exibido pelo Canal Rural (Net e Sky).

O programa é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas. Durante o programa, as perguntas são recebidas pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949 ou pelo e-mail diacampo@sct.embrapa.br.

Jornalista: Rafael Faria
Embrapa Informação Tecnológica
Fone: (61) 448-4278
E-mail: rafael@sct.embrapa.br ou macau@sct.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário