UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CCMPOSTO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAO
Castração não traz vantagens para criador
Preciso de informações sobre a castração de frangos. Esse processo pode estender-se a outras aves, como perus, gansos e patos?
José Coutinho de Galiza, Uiraúna, PB

Ernesto de Souza
Confinamento é método mais eficiente para engorda das aves
Não existem vantagens na castração de frangos ou outras aves. Em geral, os animais são castrados ou para evitar a reprodução ou para que eles engordem rapidamente, como o porco. No caso do frango, se o objetivo for a engorda, confinamento e alimentação adequada resolvem o problema. Além disso, uma castração feita sem os procedimentos adequados pode deixar as aves sujeitas a infecções que podem levá-las à morte.
O chamado "frango capão" ainda é um prato tradicional em países como Portugal, Espanha e Itália, principalmente no Natal. O frango é castrado por volta dos dois meses e até os oito meses fica preso, recebendo uma alimentação especial, que inclui milho, ovo, castanhas e, ocasionalmente, vinho. A castração e a superalimentação favoreceriam o aumento da gordura, tornando a carne mais macia e saborosa.
No interior do Nordeste brasileiro, onde o prato tem tradição, o costume já não é mais tão freqüente. Diz-se que a castração tinha duas utilidades. A primeira era a engorda. A segunda era mais curiosa: depois de castrados, os frangos passavam a ajudar as galinhas a criar os pintinhos e elas, então, voltavam a botar mais rápido.
Consultora: MARIA VIRGÍNIA FRANCO, membro da Associação Brasileira de
Criadores de Aves de Raça Pura, Rua Ferrúcio Duprat, 68, Interlagos, CEP 04776-180, São Paulo, SP, tel. (11) 5667-3495

Nenhum comentário:

Postar um comentário