UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CCMPOSTO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAO
Como criar perus? Ouvi dizer que, quando filhotes, eles ficam muito doentes. É verdade?
Armando Ribeiro, Pedro de Toledo, SP

Doenças surgem durante formação da máscara vermelha
Sim, é verdade. Os peruzinhos são extremamente sensíveis, principalmente na fase que vai do terceiro ao sexto mês de vida, quando ocorre a formação das carúnculas, a máscara vermelha na cabeça. Nesse período, conhecido como "crise do vermelho", os filhotes ficam sujeitos a várias doenças, como a bouba e a coriza.
Os perus não podem ser criados em locais úmidos. É fundamental mantê-los, desde que nascem, num local abrigado, protegidos da chuva, vento e sol, sem contato com o chão. O piso deve ser ripado ou forrado com serragem ou palha seca.
No primeiro mês, a alimentação dos filhotes é ração de pintinho. Depois disso, e até os seis ou oito meses, esta ração é substituída pela de crescimento. Água fresca é fundamental, mas só para beber. É preciso tomar cuidado para que eles não se molhem. É recomendável fornecer aos filhotes uma suplementação vitamínica, que pode ser preparada pelo criador. Mistura-se ovo cozido amassado com cebola, salsa e cebolinha picadas e um pouco de ração. Essa "farofa" deve ser servida uma vez ao dia.
As aves têm de ser vacinadas contra bouba, sendo que a primeira dose deve ser dada entre o primeiro e o quinto dia de vida.
Os peruzinhos só devem ser soltos depois de passado esse período crítico, quando se tornam rústicos e resistentes.
Consultora: MARIA VIRGÍNIA FRANCO, membro da Associação Brasileira de Criadores de Aves de Raça Pura, Rua Ferrúcio Duprat, 68, Interlagos, CEP 04776-180, São Paulo, SP, tel. (11) 5667-3495

Nenhum comentário:

Postar um comentário