UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


UM NOVO CURSO SUPERIOR EM CAJAZEIRAS
(Matéria da Universidade Santa Maria)

A Faculdade Santa Maria (FSM), situada em Cajazeiras, pioneira no ensino superior privado no sertão da Paraíba, tem muito que comemorar pela autorização de abertura do primeiro curso de bacharelado em farmácia do estado, no segmento privado, contemplado com a nova formação generalista, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais recomendadas pelo Ministério da Educação (MEC).
 A FSM, dirigida por Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda, conta com uma infra-estrutura privilegiada, contendo salas climatizadas, carteiras confortáveis, salas com recursos didáticos modernos (data show), 13 laboratórios equipados com o que há de mais novo para o melhor aproveitamento dos alunos. Entre tais laboratórios, destacam-se os novos laboratórios exclusivos para o novo curso de farmácia, os Laboratórios de Química Geral e Inorgânica, de Química Orgânica e Analítica e de Química Farmacêutica e Farmacognosia, os quais contam com equipamentos, reagentes e vidraria para as aulas práticas do novo curso. Tudo isso somado a uma equipe de professores qualificados empregados para uma formação de alto nível, garantirá o sucesso do novo curso da FSM, que contará com a mesma excelência de ensino já praticada nos cursos de Enfermagem e Fisioterapia.
Com a chegada do aniversário de emancipação política do município de Cajazeiras, todos estão de parabéns, pois a cidade, que já contava com os cursos de Enfermagem, aberto em 2002, e de fisioterapia, aberta em 2005, ambos oferecidos pela FSM, que juntos somam mais de 800 alunos, que recebem formação de qualidade inquestionável, contará em breve com 160 novas vagas para o curso de farmácia, com previsões de inicio das aulas para outubro de 2007.
Segundo o Coordenador de curso de Farmácia da FSM, o Dr. Luciano Augusto Araujo Ribeiro, com a chegada do curso de Farmácia, bem como os já consolidados cursos da FSM de Enfermagem e Fisioterapia, a cidade de Cajazeiras será, muito em breve, uma referencia na formação superior na área de saúde no estado da Paraíba, bem como dos Estados circunvizinhos.
A FSM parabeniza Cajazeiras pelos seus 145 anos de emancipação política e deseja contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da cidade, sempre tendo em vista o compromisso com a formação de profissionais na área de saúde competentes, que atuem de forma ética e profissional na melhoria das condições de saúde deste Nordeste.
Pela sua freqüência o câncer de próstata ganha mais importância, no entanto, principalmente aqui no nordeste, o CÃNCER DE PÊNIS, tem uma importância fundamental. Em uma pesquisa nacional realizada recentemente pela SBU (sociedade brasileira de urologia), foi constatado que são realizadas anualmente 1000 amputações (retirada parcial ou total) penianas anuais devido à doença. No Maranhão e Ceará ela chaga a ser mais freqüente que o próprio câncer de próstata. Outra constatação preocupante desta pesquisa é que a doença atinge muitas vazes pessoa na faixa etária dos 40ª 50 anos, ou seja, em plena vida sexual. Com surgimento de qualquer mancha avermelhada ou esbranquiçada ou alguma ferida que demora a cicatrizar no pênis, o homem deve procurar o urologista. O diagnostico precoce como câncer de próstata é muito importante para que a doença seja curada e não haja necessidade de cirurgia mutilante. Novamente o preconceito e a vergonha neta doença leva ao diagnostico tardio, tendo conseqüências drásticas, tais como, a perda total ou parcial do pênis, e até mesmo a morte. Higiene local desde da infância e cirurgia de fimose são métodos mais eficientes de evitar esta grave doença, como também se prevenir conta doenças sexualmente transmissíveis.
Por ultimo os testículos também podem ser acometidos por tumores. Como os mastologistas orientam as mulheres para realizarem a palpação das mamas, os homens devem sempre fazer exame palpatório dos testículos. Ao perceberem qualquer tumor, devem procurar o urologista para melhor esclarecimento. Os tumores de testículos são mais freqüentes na faixa etária dos 20 aos 40 e o diagnostico precoce possibilita a cura desta doença.
Como podemos perceber a arma principal contra estas terríveis doenças é a PREVENÇÃO, que possibilita o diagnostico precoce, e um tratamento curativo. A maior dificuldade esta exatamente no PRECONCEITO,  na vergonha e na falta de hábito dos homens em consultar o urologista.
Dr. Paulo Gonçalves – Urologista com especialização em Cirurgia Geral no Hospital de Base de Brasília e um Urologia no Hospital Brigadeiro em São Paulo. Atende diariamente na clinica Dr. Ananias. Tel.: (0**83) 3531-9204 / 3531-2602.

Nenhum comentário:

Postar um comentário