UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

UM DOS PRINCIPAIS CARTAZES DE NOSSOS LANÇAMENTOS

sexta-feira, 8 de abril de 2011

FETAG CELEBRA MOVIMENTO SOBRE A TERCERA IDADE REGISTRE SE FOI EM 2010

CCMPOSTO DE NOTICIAS DE ACORDO O NOME DO BLOG NO CASO DO ALMANAQUE DO SERTAOFetag encerra 2º Encontro Estadual da Terceira Idade
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-Pb) encerra nesta sexta-feira (11) o 2° Encontro Estadual da Terceira Idade. O evento acontece desde a última quarta-feira no auditório da Federação localizado à Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.

O evento conta com pelo menos 300 idosos de todo o estado que estão discutindo várias questões relacionadas à Terceira Idade no campo e fazendo um resgate das lutas e conquistas do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) na Paraíba. O evento será encerrado com uma reunião do Conselho Deliberativo da Fetag, que contará com a presença do governador José Maranhão.

A secretária da Terceira Idade da Fetag, Maria Adelino da Silva, explicou que o objetivo do encontro foi trazer a tona questões que estão eminentemente postas, mas pouco praticadas, a exemplo da execução do Estatuto do Idoso. “Pretendemos dar continuidade a discussão iniciada no ano passado, debatendo estratégias com o intuito de assegurar a esta população a inclusão social, política e econômica, imprescindíveis para se garantir a dignidade da pessoa humana”, destacou Maria Adelino.

Segundo a secretária, “embora dados estatísticos apontem para um crescimento da população idosa no país, pouco se vem fazendo no sentido de incluir a terceira idade nas prioridades governamentais em seus três níveis e em diversos aspectos como saúde, lazer, alimentação saudável, oportunidade de renda e segurança”.


O encontro trouxe à Capital paraibana, o secretário da Terceira Idade da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Natalino Cassaro, a assessora de Políticas Sociais da entidade, Maria Cavalcante Vicente, o secretário de finanças e administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Juraci Moreira Souto, a assessora de Políticas Sociais da entidade, Maria Cavalcante Vicente, o promotor da Cidadania, Valberto Lira, a gerente do Programa Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Douraci Vieira, o secretário executivo da Procuradoria do Consumidor (Procon) Estadual, Helton René e a gerente executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em João Pessoa, Socorro Brito, que realizaram palestra durante o evento.

Empréstimos Consignados - Outro ponto que mereceu grande destaque durante o evento, serão os problemas enfrentados pelos idosos com os empréstimos consignados.


Conselho Deliberativo - No terceiro e último dia do evento, o governador José Maranhão e o secretário de Agricultura e Pesca do Estado, Ruy Bezerra Cavalcante, participam da reunião do Conselho Deliberativo da Fetag.


Na oportunidade, eles falarão sobre o pagamento que o Governo do Estado fará no valor de 1% da dívida dos agricultores familiares que aderirem a renegociação junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para ter direito a renegociação, os 23.992 agricultores familiares paraibanos que devem ao Pronaf devem procurar os Bancos do Nordeste e do Brasil para assinarem o termo de adesão. A adesão à renegociação permitirá que os agricultores voltem a ter acesso a novos financiamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário